OVERVIEW

No seguimento da constante preocupação em formar os seus clientes e aumentar o nível de qualidade dos produtos e serviços fornecidos, o Grupo Nabeiro/Delta Cafés, investiu numa Escola Profissional na área da Cafetaria: a Academia Barista Delta.

Inserida no Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro, foi uma clara aposta na formação, profissionalização da restauração e aumento da rentabilidade dos negócios dos clientes Delta Cafés.

A missão da Equipa de Baristas Delta é informar, sugerir, acompanhar e desenvolver o que de melhor o Mundo do Café pode oferecer, transformando conhecimentos em vantagens para o negócio.

A Academia Barista Delta tem apostado na formação e divulgação do conceito de barista, promovendo a realização de campeonatos de barista na Península ibérica. O barista é o profissional tecnicamente habilitado para preparar e servir café e bebidas à base de cafés, sendo o expresso perfeito o seu principal objetivo.

Escolas existentes:

  • Campo Maior
  • Porto
  • Coimbra
  • Faro

OBJETIVOS

Capacitar continuamente os clientes Delta Cafés, dotando-os de ferramentas, para gerir o seu negócio de forma original e inovadora, de modo a desenvolver um serviço diferenciador, com base na divulgação da cultura de café.

No final do curso os formandos deverão estar aptos a proceder à extração de um expresso perfeito, assim como outras bebidas elaboradas com base no café, utilizando corretamente os equipamentos disponibilizados.

  • Conhecer e ser capaz de utilizar corretamente o equipamento necessário para a realização do trabalho, máquina de café e moinho;
  • Reconhecer os parâmetros para a extração do “Expresso Perfeito”;
  • Obter na chávena o “Expresso Perfeito”;
  • Aplicar as técnicas de vaporização do leite para a elaboração de cappuccinos e bebidas que contenham leite;
  • Aplicar as operações de calculo numérico adequadas na determinação das quantidades necessárias à elaboração das bebidas;
  • Verificar se o processo de elaboração das bebidas está de acordo com a ficha técnica predefinida;
  • Efetuar a correta manutenção e limpeza do equipamento.

BENEFÍCIOS

No final do curso o formando obterá um certificado emitido via Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), conforme portaria 474/2010 de 8 de julho.

Em Coimbra, no Porto e em Faro o valor é de 150€ (inclui 2 refeições), em Campo Maior o valor é de 200€ (inclui estadia e 3 refeições).

A QUEM SE DESTINA

Este curso destina-se a todos os clientes e potenciais clientes do Grupo Nabeiro/ Delta Cafés e outros profissionais deste sector de atividade que pretendam desenvolver as suas competências e capacidades no mundo do café.

Número de formandos por curso:

Mínimo 3 – Máximo 10 (Campo Maior) , 6 (nas restantes Escolas)

Pré-requisitos:

Para frequentar o Curso Barista Avançado é necessário ter realizado o Curso Barista Inicial ou o Master Café Delta.

A formação divide-se em 4 módulos Práticos.

Módulo 1 - Expresso Perfeito, elaboração e decoração de Cappuccinos | 4 horas

Com vista à otimização dos métodos e técnicas, pretende-se habilitar os profissionais com os conhecimentos teóricos e práticos, necessários à extração de um expresso perfeito e elaboração e decoração de cappuccinos, utilizando de forma correta e eficiente os diferentes utensílios de trabalho.

Módulo 2 - Bebidas quentes à base de café | 4 horas

Com este módulo pretende-se, através da teoria e de uma forte componente prática, que os formandos adquiram conhecimentos sobre como elaborar diversas bebidas quentes que tem como base o café.

Pretende-se em simultâneo estimular a criatividade dos formandos, despertando-os para a inovação, através da criação de novas bebidas, que vão proporcionar mais valias no mercado.

Módulo 3 - Bebidas frias à base de café | 4 horas

Este módulo tem como objetivo habilitar os formandos para a realização de bebidas frias com café, tirando todo o partido das características organoléticas do café e conseguindo adicionar outros ingredientes para conseguir excelentes bebidas. Em simultâneo conseguir inovar na criação de novas bebidas frias elaboradas com café.

Módulo 4 - Provas práticas | 4 horas

Este módulo destina-se a apurar as competências na elaboração e decoração de cappuccinos e restantes bebidas, quentes e frias, em que o café figura como ingrediente. Pretende-se que os formandos adquiram prática na elaboração das “receitas” dos módulos anteriores, desenvolvam novas combinações de ingredientes e apurem as técnicas de decoração das diferentes bebidas.

Equipa de Baristas da Academia Barista Delta com competências para a atividade formativa, larga experiência profissional e membros da SCAE – Speciality Coffee Association of Europe.

COMO CANDIDATAR-SE

O pedido de inscrição pode ser feito através do formulário ou dos contactos indicados em baixo.

CONTACTOS

Telefone: +351 268 699 200 | +351 965 953 500

Morada: Av. António Sérgio, 7370- 090 Campo Maior, Campo Maior, Portalegre, Portugal

Contacte-nos

 Autorizo que os dados sejam registados para processar este contacto. Li e aceito a Política de Privacidade CIPGCRN.
Ver Política de Privacidade.

icon-circle-arrow-down_grey  Brevemente 

CALENDÁRIO DE FORMAÇÕES

JANEIRO_2019
FEVEREIRO_2019
MARCO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO (1)
AGOSTO