OVERVIEW

No seguimento da constante preocupação em formar os seus clientes e aumentar o nível de qualidade dos produtos e serviços fornecidos, o Grupo Nabeiro/Delta Cafés, investiu numa Escola Profissional na área da Cafetaria: a Academia Barista Delta.

Inserida no Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro, foi uma clara aposta na formação, profissionalização da restauração e aumento da rentabilidade dos negócios dos clientes Delta Cafés.

A missão da Equipa de Baristas Delta é informar, sugerir, acompanhar e desenvolver o que de melhor o Mundo do Café pode oferecer, transformando conhecimentos em vantagens para o negócio.

A Academia Barista Delta tem apostado na formação e divulgação do conceito de barista, promovendo a realização de campeonatos de barista na Península ibérica. O barista é o profissional tecnicamente habilitado para preparar e servir café e bebidas à base de cafés, sendo o expresso perfeito o seu principal objetivo.

Escolas existentes:

  • Campo Maior
  • Porto
  • Coimbra
  • Faro

OBJETIVOS

No final do curso os formandos deverão estar aptos a proceder à extração de um expresso perfeito, assim como outras bebidas elaboradas com base no café, utilizando corretamente os equipamentos disponibilizados.

Este curso tem como objetivos a aquisição dos seguintes conhecimentos e competências:

  • Conhecer a história do café, as diferentes variedades e origens.
  • Conhecer os métodos de colheita, tratamento e armazenamento de café verde.
  • Conhecer o ciclo de produção do café.
  • Conhecer e ser capaz de utilizar corretamente o equipamento necessário para a realização do trabalho, máquina de café e moinho.
  • Reconhecer os parâmetros para a extração do ¿Expresso Perfeito¿ e conseguir elaborá-lo.
  • Aplicar as técnicas de vaporização do leite para a extração de cappuccinos e bebidas que contenham leite.
  • Conhecer o processo de elaboração das bebidas com café e conseguir colocá-lo na prática, de acordo com as fichas técnicas predefinidas.
  • Efetuar a correta manutenção e limpeza do equipamento.
  • Identificar e realizar a manutenção e proceder a afinação do equipamento conforme a bebida que se pretende extrair.

BENEFÍCIOS

No final do curso o formando obterá um certificado emitido via Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), conforme portaria 474/2010 de 8 de julho.

Em Coimbra, no Porto e em Faro o valor é de 300€ (inclui 2 refeições), em Campo Maior o valor é de 400€ (inclui estadia e 5 refeições).

A QUEM SE DESTINA

Este curso destina-se a todos os clientes e potenciais clientes do Grupo Nabeiro/ Delta Cafés e outros profissionais deste sector de atividade que pretendam desenvolver as suas competências e capacidades no mundo do café.

Número de formandos por curso:

Mínimo 3 – Máximo 10 (Campo Maior) , 6 (nas restantes Escolas)

A formação divide-se em 6 módulos Práticos.

Módulo 1 – Origens e Variedades | 8 horas

O Ciclo da produção do Café – Parâmetros para obter o Expresso Perfeito.

A frequência deste módulo habilita os formandos a conhecer os diferentes parâmetros que contribuem para a obtenção de um “expresso perfeito”, aprofundando conhecimentos sobre o primeiro – a matéria prima: o café. Habilita os formandos para conhecer os diferentes tipos de café, e as formas de explorar as características de cada um para conseguir um “expresso perfeito”.

Módulo 2 – Parâmetros para obter o Expresso Perfeito | 4 horas

Limpeza e Manutenção de Máquina e Moinho de Café com doseador
Este módulo pretende transmitir conhecimentos sobre outro dos parâmetros fundamentais na obtenção de um expresso perfeito, o equipamento a utilizar e a sua afinação e manutenção prévia e posterior.

Módulo 3 - Expresso Perfeito, elaboração e decoração de Cappuccinos | 4 horas

Este módulo tem como objetivos transmitir aos formandos os conhecimentos teóricos e práticos necessários à elaboração de cappuccinos, tendo em conta os diferentes ingredientes utilizados, fornecendo, em simultâneo, conhecimentos que possibilitam a utilização de novos ingredientes, como forma de inovar.

Módulo 4 - Regulação de moinho de café on-demand | 2 horas

Com este módulo os formandos vão saber reconhecer a importância da regulação do moinho de café na extração do “expresso” e outras bebidas, saber os fatores a ter em atenção na regulação manual e proceder a esta regulação, conforme o tipo de café utilizado e o tipo de bebida pretendida.

Módulo 5 - Bebidas à base de café | 4 horas

Este módulo destina-se a habilitar os formandos com os conhecimentos sobre o processo de elaboração de bebidas com café e conseguir colocá-lo na prática, de acordo com as fichas técnicas predefinidas.  Focaliza-se não só no café, como também nos outros ingredientes necessários ao produto final. Tem, assim como todos os outros módulos, uma forte componente prática, na qual os formandos põem utilizam todos os conhecimentos adquiridos.

Módulo 6 - Limpeza e Manutenção de Máquina e Moinho de Café | 2 horas

O presente módulo tem como objetivo transmitir os conhecimentos necessários para que os formandos possam proceder à correta manutenção e limpeza do equipamento, prévia e posterior à utilização diária, assim como uma manutenção periódica mais profunda. Em suma ensina as corretas operações de utilização e manutenção da estação de trabalho, atendendo ás normas de higiene e segurança alimentar, para conseguir um produto final de excelência.

Equipa de Baristas da Academia Barista Delta com competências para a atividade formativa, larga experiência profissional e membros da SCAE – Speciality Coffee Association of Europe.

COMO CANDIDATAR-SE

O pedido de inscrição pode ser feito através do formulário ou dos contactos indicados em baixo.

CONTACTOS

Telefone: +351 268 699 200 | +351 965 953 500

Morada: Av. António Sérgio, 7370- 090 Campo Maior, Campo Maior, Portalegre, Portugal

Contacte-nos

 Autorizo que os dados sejam registados para processar este contacto. Li e aceito a Política de Privacidade CIPGCRN.
Ver Política de Privacidade.

icon-circle-arrow-down_grey  Brevemente 

CALENDÁRIO DE FORMAÇÕES

JANEIRO_2019
FEVEREIRO_2019
MARCO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO (1)
AGOSTO